domingo, 11 de julho de 2010

Uma breve história do Heavy Metal - Parte 1

Entender o Heavy Metal, sua cultura própria, seus "seguidores", seus detratores, e todo o universo que está relacionado a este estilo pode parecer tão dificil quanto tocar guitarra assim (e tão estranho quanto). Mas ter uma idéia de como esse som evoluiu, e qual a cara dele com o passar dos tempos, vai ajudar a se familiarizar com o nosso tão querido Heavy Metal. 

Nem todos os detalhes históricos serão tratados aqui. Essa linha do tempo tem como função dar uma visão geral da evolução do som com o passar do tempo; sempre com vídeos ilustrando os pontos mais marcantes. Detalhes sobre estilo, relação com a sociedade de cada época, entre outras coisas, ficarão para outros posts.
Bom, acho que isso basta como introdução, espero que ouçam, vejam e gostem.

Let there be rock!


 Embora não haja um consenso sobre a data, o Heavy Metal surgiu em algum ponto da segunda metade da década de 60. Naquele momento ainda não havia o Heavy Metal como conhecemos hoje, ele estava em um estágio, digamos, embrionário. Diversos estilos de Rock e Blues - pais do Heavy Metal - já existiam e faziam suceso na época como: The Who, B.B. King, Cream, Rolling Stones, e Os Beatles



Nessa apresentação, o The Who além de destruir os instrumentos, explode o bumbo da bateria. (Se você não entende inglês, pode pular direto pro 2º minuto do vídeo)


Calma, nós vamos ir por partes, assista aos vídeos direitinho, que logo mais tem a parte 2 - quando nasce de fato o Heavy Metal. mas ainda não se parece nada com o HM de hoje.

Enquanto o 2º post não sai, comenta aí!

Parte 2

2 comentários:

  1. Talvez este artigo ajude em algum sentido!
    http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/files/active/0/when_two_worlds_collide.pdf

    ResponderExcluir
  2. E aí galera! Bem legal a música. Realmente, como vocês falaram, ainda não se parece com o HM de hoje. Seria interessante, nesta abordagem cronológica, vocês explicarem porque houve tanta mudança, não somente na parte instrumental, mas também a face social.

    ResponderExcluir