segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Uma breve história do Heavy Metal - Parte 2

Depois de um grande hiato - típico de bandas de metal - estou de volta com a nossa linha do tempo! Sem mais delongas, continuemos com o show.

Parte 1

Estamos agora no final da década de 60, exatamente onde haviamos parado no último post. Aqui o Heavy Metal nasce. Vale dizer que determinar o nascimento de um estilo musical, ou qualquer outro movimento artístico pode não ser fácil. Alguns possuem um marco, um momento exato em que o mundo deixa de ser o que era antes, para ser o mundo com o novo movimento artístico. Não é o caso do Heavy Metal. Especialmente porque o nascimento dele foi constatado após o seu nascimento de facto, justamente por que o Heavy Metal surgiu espontâneamente, ninguém decidiu criá-lo. Isso não quer dizer que o Heavy Metal esteja desprovido de momentos marcantes em sua origem. Como este. Purple Haze é considerada por alguns o primeiro hit do Heavy Metal, mas é mais considerada como uma influência para o Metal, do que Heavy Metal em si. A primeira aparição do Heavy Metal para o mundo é essa:



Summertime Blues de Eddie Cochran (também gravada por: The Who, Beach Boys e T-Rex), foi gravada pela banda americana Blue Cheer, pioneira em diversos estilos: o Stoner Rock, Grunge e Heavy Metal. Esse cover atingiu grande sucesso na época, e foi lançada no primeiro álbum da banda, chamado Vincebus Eruptum. Ao assistir o vídeo, nota-se que ali temos muitas das características do Heavy Metal, como a levada do baixo, a distorção na guitarra, os solos estão todos lá, embora os vocais ainda sejam "tímidos" se comparados aos do que viria a seguir.

Antes de chegarmos na década de 70, ainda temos algumas bandas e músicas de grande expressividade na história do Heavy Metal. "Think About It" da banda The Yardbirds - banda da qual Jimmy Page participou antes de formar o Led Zeppelin - dá uma amostra do que Jimmy faria com sua guitarra pouco tempo depois no Led Zeppelin. "Helter Skelter" é uma música enfurecida dos Beatles, gravada para ser o mais "suja" e alta possível, como uma resposta de Paul McCartney aos críticos que diziam que ele apenas escrevia "baladas". "In-A-Gadda-Da-Vida" [parte 2] é um outro grande sucesso do final da década de 60, que embora não seja Heavy Metal, nos presenteia com uma série de solos que certamente influenciaram futuros metalheads.

Em Janeiro de 1969, foi lançado o primeiro álbum do Led Zeppelin - embora sua 1ª apresentação ao vivo tenha ocorrido em outubro de 68 - entitulado com o próprio nome da banda. Nasceu uma lenda.

 Capa do 1º Álbum do Led Zeppelin

Na década de 70, o Heavy Metal surge com toda a força. Muitas bandas icônicas surgem e o Heavy Metal começa a sua extensa ramificação. É claro que isso é um assunto ótimo pro nosso próximo post, então até a próxima! Fica de lição de casa ouvir o álbum aí em cima.

Bônus Track:
 Sabe de onde surgiu o termo Heavy Metal? Foi dessa música aqui:


Get your motor runnin'
Head out on the highway
Lookin' for adventure
And whatever comes our way
Yeah Darlin' go make it happen
Take the world in a love embrace
Fire all of your guns at once
And explode into space

I like smoke and lightning
Heavy metal thunder
Racin' with the wind
And the feelin' that I'm under
Yeah Darlin' go make it happen
Take the world in a love embrace
Fire all of your guns at once
And explode into space

Like a true nature's child
We were born, born to be wild
We can climb so high
I never wanna die

Born to be wild
Born to be wild 

Agora você sabe. 

Um comentário:

  1. Toda origem tem suas controvérsias, com o heavy metal não é diferente, você pode perguntar para dez músicos qual foi a primeira banda de metal que as respostas não serão iguais, haverão no mínimo três diferentes hehe.

    Acho sensacional sua iniciativa de tentar dar uma idéia sobre isso. Aguardo ansiosamente pelas próximas partes.

    ResponderExcluir