domingo, 1 de agosto de 2010

Genealogia Metal

Estou assistindo o documentário Metal: A Headbangers’s Journey, do mesmo autor de Global Metal que já citei aqui, e me chama a atenção ele apresentar um "árvore genealógica do metal". Me encanta a dificuldade e imprecisão de criar categorias para um estilo musical - quem dirá para a cultura no seu sentido mais lato.
Dai a necessidade de alguns pesquisadores de enquadrar a realidade nas categorias, pois a realidade é bem mais difícil.
Construir esta genealogia é um exercício interessante para entender um pouco melhor o que abordamos, e conforme eu consiga inserir o contexto que leva de uma caixinha a outra, melhor ainda. Porém jamais podemos interpretar como "realidade histórica", mas um forma de representação com uso restrito a determinadas situações.

E pra terminar, vejam o quadro a que me refiro:





e aqui mais sintético



dentro em breve volto a comentar sobre o documentário.
Por hoje chega.

Abraços

2 comentários:

  1. Bruno, meu querido. A primeira árvore está ilegível, mesmo quando se clica para ampliar a imagem. Vc não tem uma versão com uma definição melhor dela, que parece ser tão detalhada (e interessante)?

    ResponderExcluir
  2. Aqui está a mesma imagem em uma resolução maior: http://themovablebeast.files.wordpress.com/2009/09/hmngp92.jpg

    ResponderExcluir