domingo, 27 de junho de 2010

Análise

Banda: Pain Of Salvation
Álbum: One Hour By The Concrete Lake

Pain of Salvation sempre foi conhecida por abordar em seus álbuns diversas questões polêmicas sobre a sociedade, problemas presentes em nossas vidas, muitas vezes sem percebermos.

One Hour By The Concrete Lake toma como conceito as descobertas de um empregado de uma fábrica de armas que sai pelo mundo na intenção de entender os impactos sociais e ambientais que sua profissão causou ao mundo.

O nome do álbum é inspirado no Lago Karachay, na Rússia, considerado um dos 8 lugares mais poluídos do planeta. Uma hora de exposição é suficiente para matar um ser humano.

Disponibilizei as letras do álbum completo no megaupload:
http://migre.me/SG1Q

Músicas citadas no texto:
Inside: http://migre.me/SG4x
The Big Machine: http://migre.me/SG5a
Inside Out: http://migre.me/SG6f

Informações sobre o Lago Karachay:
http://migre.me/SG7q

Minha intenção não é analisar o álbum inteiro, apenas alguns pontos chave que considero relevantes ao tema proposto.

Inside (Por dentro)

"O que é um criminoso de guerra?
Não era a própria guerra um crime
contra Deus e a humanidade, e,
portanto, não eram todos os que a sancionaram,
as planejaram e as conduziram criminosos de guerra?
Criminosos de guerra não estão apenas nos Poderes do Eixo".

Me disseram que a dor e a fome não eram culpa minha
Como poderiam estar tão enganados?
E cara, de 5 bilhões de pessoas você é apenas um
Acreditei neles por muito tempo!
Mãos limpas
Minha terra é meu lar.

Eu estou dentro do grande sistema e ele me devora!
E eu sou apenas uma roda em movimento,
cego demais para ver
O caminho que estamos seguindo agora

Eu sou vazio
Eu engulo, mas...
Por dentro sou forte
Por dentro sou livre
Por dentro sou jovem
Por dentro ainda sou eu

Não consigo dormir -- eu me viro de um lado para o outro
Bem no fundo -- eu suo, eu queimo
Tenho medo de acordar vestindo um grande erro
Eu morreria!


Sem remorso
Essa é a vida que o protagonista leva, mesmo em momentos de preocupação se havia alguma ligação entre ele e os problemas mundiais, foi levado a acreditar que isso não passava de besteira, não tinha nada haver com ele.

Descoberta
Finalmente se dá conta que essa explicação é exatamente o que o grande sistema quer, sem questionamentos, você não passa de uma mísera engrenagem que não pode funcionar de outra maneira.
Ainda assim, ele tenta ser diferente, mesmo fazendo parte do grande sistema ele sabe que por dentro não é apenas um mecanismo, tem seu valor, mas não consegue colocar para fora sem ser sumariamente sufocado.

Culpa
O sono foi embora, seu cérebro queima em horror, os fatos presenciados mostraram o que o sistema o levou a fazer, mesmo que inconscientemente, porém a culpa por ser parte integrante o consomem.

The Big Machine ( O Grande Sistema)

Bem-vindo ao interior do sistema
Isso dói!
Fique anestesiado, fique cego...
Alguém ajusta um cano
Alguém ajusta o alvo
Alguém faz o papel de gatilho
Armas como um jogo!

Todos presos à rotina de matar
Deixados limpos...
... por esse sistema

Nessas paredes cinza
Belas fotos das armas que produzimos
Mas não de suas ações...

Todos são parte do grande Sistema
Nós fazemos nosso serviço
"Culpados!"

Mas e se salvarmos?
E se solucionarmos?
E se construirmos?
E se...

... se perdermos controle?
(Eu sou apenas uma roda!)

... e se nós... pararmos?


O sistema é isso, alguém faz um pouco cá gerando resultados lá, um serviço rotineiro que chega ao ponto de não se saber mais o real motivo do porque está sendo feito. Acho interessante o questionamento “...se perdermos o controle?”. O que poderia acontecer se o sistema não funcionasse mais, tornar-se o completo caos?

Inside Out (Avesso)

Então finalmente minha jornada termina
E através dessa ferida minha alma pode se curar
A culpa é o meu sangue
Estou sendo drenado
Esse é meu lar, eu ficarei...
... do lado de dentro!
Sempre há alguém por dentro
Lutando para sair
O lado do "saber-o-que-é-certo-e-o-que-é-errado"
Nosso lar é no lado de dentro!

Viajei o mundo todo
Em busca de meu Graal
Como pude ser tão cego?
Ele esteve sempre aqui: do lado de dentro
Tenho apenas umas semanas a dar
Mas pelo menos, eu vivo

... do lado de dentro!
Eu juro que há alguém por dentro
Lutando para sair
Dê a isso tudo apenas uma hora
Ao lado do Lago de Concreto!


A jornada termina, mas sem solução, não há o que fazer a não ser conformar-se, sendo uma mísera engrenagem. O único refúgio está dentro de nós, onde sempre seremos puros. Para os inconformados, a solução é passar 1h no Lago de Concreto.


Fim.

Um comentário:

  1. Sistema....
    Ao ler o seu comentário fiquei pensando, qual é a real concepção de sistema...
    Falar que sistema é algo feito repetidamente, sem motivo, seja tentendencioso.
    Qual é a real definição de sistema?e prq vc chegou nesta definição de sistema?

    ResponderExcluir